TRATAMENTO
Os tratamentos mais comuns para o Câncer Colorretal são cirurgia, radioterapia, quimioterapia e terapia alvo. Em muitos casos, mais do que uma terapia ou a combinação delas podem ser utilizadas.
Por conta das opções de tratamento definidas para cada paciente, a equipe médica deverá ser formada por especialistas, como gastroenterologista, cirurgião, oncologista e radioterapeuta. Entretanto, muitos outros poderão estar envolvidos durante o tratamento, como, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos e farmacêuticos.
Conheça os tipos de tratamento do Câncer Colorretal
CIRURGIA
O objetivo da cirurgia é remover o tumor com uma margem de tecido saudável.
RADIOTERAPIA
O tratamento radioterápico utiliza radiações ionizantes para destruir ou inibir o crescimento das células anormais que formam o tumor.
QUIMIOTERAPIA
A quimioterapia utiliza medicamentos para destruir células cancerígenas, geralmente, bloqueando sua capacidade de crescer e se dividir.
TERAPIA ALVO
A terapia alvo é um tipo de tratamento do câncer que usa drogas ou outras substâncias para identificar e atacar, especificamente, as células cancerígenas, provocando pouco dano às células normais. Cada tipo de terapia alvo funciona de uma maneira diferente, mas todas alteram a forma como uma célula cancerígena cresce, se divide, se auto repara, ou como interage com outras células.
Fonte: Instituto Oncoguia.