PREVENÇÃO
Prevenir o Câncer Colorretal significa evitar os fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver a doença. Entretanto, para que isso aconteça, muitas vezes, é preciso transformar alguns hábitos.
Hábitos que ajudam na prevenção do Câncer Colorretal
Pratique exercícios físicos
Faça uma dieta saudável rica em fibras, frutas e vegetais
Aposte no consumo de leite e derivados
Mantenha os níveis ideais de vitamina D
Fonte: Centro especializado em Oncologia Oswaldo Cruz.
Além de adotar hábitos mais saudáveis, realizar exames regulares como sangue oculto nas fezes e, muitas vezes, colonoscopia é fundamental. Isso porque o rastreamento do Câncer Colorretal é extremamente importante na prevenção da doença.
O rastreamento regular pode, em muitos casos, prevenir completamente o Câncer Colorretal porque a maioria dos pólipos diagnosticados é removida antes que tenham a chance de se transformar em câncer. O rastreamento também pode diagnosticar o Câncer Colorretal em estágio inicial, quando é altamente curável.
Vale lembrar que a ingestão de álcool aumenta o risco de Câncer Colorretal. Evitar o excesso de álcool pode reduzir esse risco. O tabagismo a longo prazo também pode ser associado ao risco de desenvolvimento da doença. Portanto, parar de fumar pode reduzir o risco de Câncer Colorretal e de outros tipos de câncer.
Conheça os fatores de risco para o desenvolvimento do Câncer Colorretal
Tabagismo
Consumo de bebidas alcoólicas
Estar acima do peso e sem acompanhamento profissional
Ingerir alimentos com muitas calorias, produtos industrializados e alimentos de origem animal, principalmente carne vermelha e carnes embutidas
Ter mais de 45 anos.
Ter histórico familiar de câncer de intestino
Ser portador de retocolite ulcerativa ou doença de Crohn
Fonte: Cartilha de Prevenção do Câncer Colorretal desenvolvida pelo INCA em parceria com o Ministério da Saúde.